História! É porque gente por aqui viveu, joelhos se dobraram, lágrimas foram derramadas, vidas investidas para o louvor da glória de Deus.

Ignore a história e a presunção tomará conta do seu coração. Continue a boa história da Igreja e Deus o recompensará!

Uma história projetada do coração de Deus para a cidade de Timóteo, construída a quatro mãos, da trindade Santa e um povo que se colocou, na visão de Pedro, como “ a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” 1 Pedro 29

 

A Primeira Igreja Batista de Acesita - PIBA, surgiu como fruto da ação missionária, da conversão de almas e da perseverança de homens e mulheres desbravadores e cheios da Graça do Pai... há cinquenta anos!

 

Recordam-nos os primeiros irmãos de quando a Primeira Igreja Batista de Coronel Fabriciano - MG, recebia em seus cultos, os irmãos que residiam do lado de cá do Rio Piracicaba, da localidade de Timóteo-MG, e atravessavam de bote, o mais fácil acesso, para juntos cultuarem ao Senhor, e isso pelos anos anteriores a 1964.

 

Timóteo pertencia ao município de Coronel Fabriciano e veio a emancipar-se em 29 abril de 1964, mesmo ano da organização da igreja.

 

O sonho de se ter uma igreja organizada era real o que aconteceu, efetivamente, em 25 de setembro de 1964, no bairro Alvorada, que fez com que a igreja recebesse seu primeiro nome:  Igreja Batista da Alvorada.

 

Esses irmãos e seus filhos compuseram o rol dos membros organizadores: Adalgiza Louzada Ramos, Adão Ezequiel de Souza, Adeir Kaizer Borges, Aidê Bragança Soares, Air Bragança, Alcides Batista de Aguiar, Altamira Martins Bragança, Alvino Corsino da Silva, Amália Souza Dias, André Soares Filho, Angelina Soares Almerique, Ani Bragança, Antonio Lacerda de Oliveira, Antonio Miguel Sobrinho, Áurea Bragança, Benjamim Batista Soares, Carlos Alberto de Aguiar, Cristina Meira da Silva, Diva Bonfá, Djalma Miranda, Donária de Souza, Edson Bacelar, Élio Eugênio Costa, Elizete Assis Figueiredo, Elizeu Figueredo, Elizeu Bacellar, Elza Batista de Aguiar, Eunice dos Reis Silva, Gedeão Bragança, Gessilda Kaizer, Izamar Ribeiro Miranda, Jacinto Ramos de Oliveira, João Fialho, Jorcinieta Fialho, José Flores de Aguiar, José Francilino Bragança, José Miguel Sobrinho, Josias Pereira Daniel, Jovelina José de Oliveira, Judite Cunha da Silva, Judite Eragues de Melo, Júlio Cezar Fialho, Juraci da Silva, Laudicea Lima Soares, Lucy Luiza Pereira de Souza, Malvina Souza Silva Daniel, Marcolina Senora das Dores, Maria Batista Barros, Maria dos Reis Silva, Maria Neli Vieira, Maria Oliveira Bonfá, Maria Schurtz Morais, Miriam Célia de Aguiar, Miriam Lima Soares, Natanael dos Reis Silva, Neuza Miguel Sobrinho, Noé Louzada, Noé Pinto de Morais, Noêmia Corsino Dias, Olinda Maria de Aguiar, Oracy Ribeiro Silva, Ormy Penedo, Paulo César Fialho, Rosana Matilde Schurtz, Samuel Fialho, Uriel da Silva, Vivalda Sales Aguiar, Waldemar Bonfá, Washington Barroso, Wilson Figueiredo, Zilda Damasceno Aguiar e Zito Pedro Vieira.

 

Dos membros fundadores, Djalma, Izamar, Carlos Aguiar, Olinda, Noé Louzada, Adalgisa (Branca) e Gedeão estão arrolados como membros na celebração dos cinquenta anos.

 

Poderíamos nos lembrar das crianças de 1964, hoje bem crescidas, que estão aqui: Sílvia Louzada, Anete Bragança, Elias e Durval Aguiar. Ainda a irmã Elza Cordeiro Louzada que chegava para a igreja.

O Pr. Jonair Monteiro da Silva serviu interinamente à igreja no período de 1964-1965, seguido pelo Pr. Joel Lopes da Silveira 1966-1968, Pr. Gil Silva 1969-1970, Pr. Daniel Oliveira 1972-1974, Pr. Vanderlei Faria, 1975-1988 e, por fim, desde fevereiro de 1989, pastoreia o pr. Lélio Lopes da Silveira.

 

 

A base foi estabelecia com o Pr. Jonair, dando todo o suporte nos momentos iniciais da igreja.

O Pr. Joel legou histórias de desbravamento com suas investidas de bicicleta pelas matas da região a fim de alcançar as almas perdidas. O Pr. Gil vivenciou a aquisição de área da então Companhia Acesita e a transferência do bairro Alvorada para o centro comercial, com a construção do primeiro templo no centro, o que gerou, depois, a mudança de nome para Primeira Igreja Batista de Acesita. O pequeno templo edificado e a construção de um templo maior.

 

Era a bandeira do evangelho fincada definitivamente no centro de maior movimentação da cidade. O Pr Daniel participou de um rápido tempo de consolidação da igreja vindo, em seguida o investimento missionário, no ministério do Pr. Vanderlei. Nesse período acontece a investida para a abertura de frentes missionárias que mais tarde produziriam novas igrejas. Nesse período foi organizada a Igreja Batista de Timóteo (Bairro Santa Cecília) que mais tarde foi dissolvida.

Primeira construção - Centro

A congregação do Bairro Alegre, aberta nesse tempo, foi organizada em igreja no ministério seguinte, o mesmo acontecendo com a Congregação do Bairro Cachoeira do Vale e na Cidade de São José do goiabal. Nesse período é levantado o prédio de Educação Cristã, ficando seu acabamento para uns anos depois.

 

No ano da celebração do seu jubileu de Prata, 1989, a igreja recebe o atual pastor que dá prosseguimento à visão missionária da igreja e novas investidas acontecem.

Segunda construção - Centro

   | A visão da igreja é ampliada para o investimento em vocações quando muitos têm oportunidade real de se prepararem para o ministério, tornando-se pastores, ministros de áreas e colaboradores nas igrejas.  A igreja pode ter sua primeira missionária em Missões Mundiais, Ana Lúcia Rosa Pereira, convertida aqui, preparando-se e indo ao campo;

 

   | Foram abertas as congregações em Dionísio e Novo Tempo, esta última já igreja organizada; A PIBA assumiu a Congregação de Cava Grande, município de Marliéria e reabriu a extinta Igreja de Timóteo, como congregação;

 

   | A igreja empreende a reforma da casa pastoral, onde antes funcionava o templo;

 

   | Inicia-se o processo de acabamento do edifício de educação cristã, para utilização posterior de seu terraço como lugar de culto para uma nova investida, a construção do novo templo.

 

   | Com a demolição do templo, vem a fase do grande investimento em um templo mais amplo que pudesse abrigar a igreja em crescimento.

Em 1993 a PIBA abre as portas de seu espaço para oferecer à comunidade uma escola que seria a Escola Batista de Acesita utilizando toda a área da igreja.

 

Com doze alunos em sua primeira matricula, tornou-se, nesses 20 anos, uma referência na cidade, centuplicando o número de alunos, abrangendo do maternal ao terceiro ano do nível médio. A Escola Batista (EBA) amplia seu espaço, agora no Bairro João XXIII, adquirindo áreas e construindo um conjunto de prédios, quadra poliesportiva e área de recreação.

A Piba tem investido na área social, atendendo crianças e famílias com toda sorte de apoio humano, espiritual e material. A própria escola tem sido bênção nessa área também.

 

Enquanto isso, as igrejas se multiplicam em Timóteo. Aquele pequeno grupo, com 72 irmãos, os fundadores da Igreja Batista da Alvorada, hoje se vê presente nas igrejas batistas da Convenção Batista Brasileira, em nossa cidade.

 

Falta-nos espaço para relatar toda história...

 

O investimento da igreja na evangelização da cidade, na área social, nos projetos de rua, na capacitação de líderes, nos congressos, nos intercâmbios, nas experiências missionárias, nos encontros festivos e devocionais. A manutenção da Escola Bíblica, a ampliação para os pequenos grupos de comunhão, o trabalho incansável da juventude, o cuidado com as congregações e, sobretudo, os batismos - almas convertidas ao Senhor Jesus.

 

Um povo em celebração, em adoração!

Nada acontece sem a motivação do Espírito Santo e a permissão do Senhor da Igreja, Senhor da História e o Rei de toda a Glória.

 

Ele levantou pessoas para escreverem essa história dia após dia. São os diáconos, as diretorias, os professores da Escola Bíblica, os pregadores, os conselheiros, os visitadores, os músicos, os líderes de áreas, os integrantes de comissões e de grupos de trabalhos, as juntas da escola, os líderes de pequenos grupos, gente que contribuiu e contribui com tempo, dons e bens. Um povo que serve ao Senhor com alegria. Salmo 100.2

Povo morada de Deus!

 

Mais uma vez, nessa história há joelhos que se dobraram e que se dobram, lágrimas e suor. Essa história foi escrita por gente que sofre e se alegra; gente que deixou um pouco do seu tempo e do seu dom e levou um pouco do companheirismo fraterno. Gente que sonhou os sonhos de Deus e os realizou nos muitos ministérios da igreja, em submissão ao Senhor da Igreja - Jesus Cristo. Gente que, cheia do Espirito Santo, não deixou de usar de toda intrepidez para anunciar o evangelho, não negou seus recursos materiais e que procurou cumprir, do pacto da aliança, a expressão: sê tu uma bênção! Muitos desses irmãos em Cristo que presenciaram as bênçãos de Deus hoje habitam com o Senhor das bênçãos. Foram glorificados!

 

A dinâmica da igreja prossegue. Embora tenha uma estrutura é, sobretudo, organismo vivo. Ela se move por ser habitação do Espírito Santo e caminha na direção de almas perdidas, sua vocação. A igreja olha permanentemente para o alto, adorando a Deus e a seu filho que um dia virá para levá-la.

 

Louvado seja o Senhor, Deus Singular!

 

Pr. Lélio Lopes da Silveira

Texto do encarte da Bíblia do Jubileu de Ouro - 2014

 

 

2013 - A EBA adquire uma área de 5,7 h e o disponibiliza para a PIBA construir um Centro PIBA de Capacitação e Comunhão (4 km após Cava Grande);

2014 - Cria-se o Ministério ELLOS para cuidar da área de Adultos: solteiros, divorciados e viúvos. (Abril)

2014 - A EBA elabora o projeto de amplicação do Núcleo 2.

2015 - Lançamento do Projeto Arquitetônico para o CPCC. (dezembro);

2015 - Deixa a Vice-Direção da EBA2 a Noelza Cordeiro Louzada Cabral e entra Rúbia Bragança Costa. (dezembro);

2015 - A PIBA intermedia a compra de um lote da Aperam, ao lado da igreja do Novo Tempo, que será anexado ao patrimônio da igreja filha.

2015 - Registro de 773 membros, sendo 661 na sede.(dezembro)

 

Primeira Igreja Batista de Acesita - PIBA

Rua José Geraldo Madureira, 21 - Centro-Norte

35180-040 - Timóteo - Minas Gerais

(31) 3849-9206

contato@piba.com.br

Primeira Igreja Batista de Acesita - Todos os direitos reservados © 2017